Facebook  
 
Campeonato Nacional das Profissões - Faro 2012
Tudo se prepara para este grande acontecimento dedicado à formação profissional e às profissões, na cidade de Faro, nas oficinas do Centro de Formação Profissional do IEFP.
Entre 7 e 11 de Maio, serão quatro dias de grande intensidade e exposição pública para os 240 Jovens concorrentes, representando 44 profissões, onde vão por à prova todas as suas competências profissionais e toda a sua arte. Eles vêm das várias regiões do Continente, e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Como prémio para o seu mérito, os campeões de cada profissão habilitam-se a representar Portugal nos próximos Campeonatos Internacionais: o Euroskills a ter lugar em Bruxelas, em Outubro de 2012, e o Worldskills International em Leipzig, em Julho de 2013.
Os Campeonatos das Profissões, de cuja Organização fazem parte cerca de 60 Países dos vários Continentes, e de que Portugal se orgulha de participar como membro fundador, têm uma história longa de 60 anos.

Quer pela sua proximidade, quer pelos excelentes resultados obtidos e pelo exemplo que constituem, é justo destacar o Euroskills Lisboa 2010, realizado em Dezembro, e que se constituiu sem dúvida o ponto mais alto da história da participação dos jovens profissionais portugueses nos Campeonatos Internacionais das Profissões, que decorrem há já 60 anos.

Organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, traduziu-se no maior acontecimento dedicado à promoção das qualificações jamais realizado a nível europeu, com cerca de 2000 pessoas associadas à sua organização, com a participação de 27 países europeus e mais de 500 jovens concorrentes em 50 profissões, e um número de visitantes superior a 62.000.

O primeiro lugar alcançado por Portugal, com um total de 28 medalhas individuais, 14 medalhas por equipa e 44 certificados de excelência colocam a qualificação dos nossos recursos humanos e da formação ministrada no nosso país, nos mais elevados padrões europeus de excelência. 
Aos Campeonatos das Profissões está associada a envolvência de muitas escolas e centros de formação, empresas patrocinadoras e parceiros de competição, que têm conseguido a mobilização da sociedade civil, designadamente: formadores, professores, jovens, empresas, associações e famílias.

Em Faro, entre 7 e 10 de Maio, próximo, o Campeonato Nacional das Profissões será seguramente um espaço de dignificação e valorização das profissões e da formação profissional, onde, os milhares de visitantes terão oportunidade de vivenciar cada uma das 42 profissões executadas por jovens profissionais de elevado nível. Será um espaço privilegiado de informação e de orientação profissional para jovens e professores, de partilha e de atualização de saberes para formadores e de demonstração para as empresas e outros importantes atores nos domínios da educação e da formação.
 
Mapa do sitio
Actualizado a 7 Set. 2015