Facebook  
 
Portugal Participa no Campeonato Europeu das Profissões - Bélgica, de 4 a 6 de Outubro
Equipa portuguesa recebida pelo Secretário de Estado do Emprego

Equipa portuguesa recebida pelo Secretário de Estado do Emprego

É uma seleção de 28 jovens portugueses que vai representar Portugal no EUROSKILLS 20012, representando 24 profissões integradas em seis clusters: artes criativas e moda; tecnologias de informação; produção engenharia e tecnologia; construção civil; transportes e logística; hotelaria, restauração e turismo. Uma seleção realizada no Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal 2012, em maio passado, na cidade de Faro, onde se distinguiram os melhores de cada profissão.
Dias antes da partida, a equipa recebeu o estímulo transmitido pessoalmente pelo Secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins, no Salão Nobre do IEFP.

Em Spa-Francorchamps, na Bélgica, 440 jovens profissionais qualificados, oriundos de 27 países europeus, representando 44 profissões, competirão entre si, no âmbito da 3.ª edição do EuroSkills – Campeonato Europeu das Profissões. Um grande fórum, onde irão demonstrar a sua qualidade e competência técnicas, através da realização de provas com elevados padrões de exigência profissional, assentes em prescrições técnicas internacionalmente estabelecidas.

O IEFP,I.P., membro fundador da WorldSkills International, é em Portugal a entidade responsável pela organização dos Campeonatos das Profissões.

A equipa portuguesa teve uma preparação cuidada ao longo dos últimos meses, sob direção de formadores e técnicos de entidades e operadores de formação - CECOA, MODATEX, Região Autónoma dos Açores, CESAE, ETG – Barcelos, CENFIM, SOLISFORM, CINEL, CFPIMM, CEPRA, Turismo de Portugal, CICCOPN, CEARTE, IEFP). Uma preparação que, para além da dimensão técnica, incluiu uma dimensão comportamental e de resistência ao stress competitivo.

O Campeonato Europeu das Profissões - EuroSkills, é a grande montra europeia das profissões, onde 440 jovens selecionados e em representação de cada um dos 27 países, irão competir, perante um coletivo internacional de jurados, numa grande demonstração pública participada por milhares de visitantes, muitos deles em idade de decidirem o seu percurso de formação.

Este grande fórum europeu das profissões constitui um espaço privilegiado para a promoção e o saudável confronto dos vários sistemas de qualificações, para a valorização e a atratividade da formação profissional, e para a elevação dos padrões de qualificação da população jovem, com vista à sua empregabilidade e à adequação das competências adquiridas às necessidades do mundo do trabalho.

No EuroSkills 2012 serão selecionados os representantes de Portugal no Campeonato do Mundo das Profissões (WorldSkills), a ter lugar em Leipzig, na Alemanha, entre 2 e 7 de julho de 2013, onde se espera a participação de 1 000 concorrentes oriundos de 58 países dos vários Continentes.
 
Mapa do sitio
Actualizado a 7 Set. 2015